ArcelorMittal Aços Longos
  • Tamanho da fonte:
  • Aumentar fonte
  • |
  • Tamanho normal da fonte
  • |
  • Diminuir fonte
Imprimir   Adicionar aos favoritos   Envie esta página

De Sabará a Molevade

História da ArcelorMittal Aços Longos:


Fazenda Solar de João Monlevade (1930) Antes mesmo da fundação da Belgo-Mineira, representantes da ARBED compraram a antiga propriedade de Jean Monlevade, em São José do Piracicaba que pertencia ao Banco Ultramarino, credor da falida Companhia Nacional de Forjas e Estaleiros, que havia adquirido a propriedade dos herdeiros de Monlevade. A área incluía as ruínas da antiga fábrica de ferro e a região onde se encontrava a Mina do Andrade, rica em minério da melhor qualidade.

A perspectiva era que brevemente se instalasse ali uma nova usina. Mas esse empreendimento foi adiado, de um lado pelos resultados não muito animadores da usina piloto e, de outro, pela demora na construção de um ramal ferroviário que garantiria o funcionamento da usina em Rio Piracicaba.

Entre 1926 e 1927 a usina de Sabará chegou a ter as atividades paralisadas e a ARBED enviou ao Brasil o engenheiro luxemburguês Louis Ensch, com a missão de tentar contornar os problemas e apontar soluções possíveis. Cogitava-se até mesmo o encerramento dos negócios no Brasil, caso a situação se mostrasse de fato insustentável.
Ainda no final do ano de 1927, o novo engenheiro-chefe da usina chegou a Sabará e logo concluiu que, com o aporte de novos equipamentos e melhoria da qualidade do produto final, o quadro poderia ser revertido.

Inauguração do ramal ferroviário de Santa Bárbara Nos anos seguintes, a usina de Siderúrgica passou por um grande desenvolvimento, impulsionada também pelo incremento da indústria nacional, a partir dos anos 30. O presidente Getúlio Vargas tinha especial interesse pelo desenvolvimento industrial e, em 1931, reafirmou sua posição quando, em visita a Minas Gerais, se comprometeu a promover a ligação ferroviária entre a Estada de Ferro Central do Brasil e a Vitória a Minas para viabilizar a usina na região da antiga fazenda de Monlevade.

No dia 31 de agosto de 1935, uma mesma cerimônia comemorou a inauguração do ramal ferroviário de Santa Bárbara e o lançamento da pedra fundamental da nova usina.

Entre em contato através do 0800 015 1221
Design Foster Copyright 2012 - ArcelorMittal Aços Longos

Siderúrgica produtora de aços longos, laminados e trefilados para indústria e construção civil