ArcelorMittal Aços Longos
  • Tamanho da fonte:
  • Aumentar fonte
  • |
  • Tamanho normal da fonte
  • |
  • Diminuir fonte
Imprimir   Adicionar aos favoritos   Envie esta página

Siderurgia Nacional

História da Siderurgia: 


A partir dos anos 50, além da CSN, foram criadas outras siderúrgicas com controle estatal. Em 1958 e 1959 implantaram-se a Usiminas, em Minas Gerais, e a Cosipa, em São Paulo. Juntas, CSN, Cosipa e Usiminas compuseram a base siderúrgica montada pelo governo para sustentar o ritmo acelerado da industrialização brasileira naquele período. No início da década de 60, também foi criada a Cofavi – Companhia Ferro e Aço de Vitória, no Espírito Santo.

Mas, naquele período, o agravamento das dificuldades econômicas e sociais gerou a “crise de 64”. Após um período de crescimento vertiginoso, seguiu-se a total retração do mercado, em especial para a construção civil, uma das áreas que mais consumiam produtos de ferro e aço.

O Brasil possuía então 41 usinas, controladas por 36 empresas, das quais cinco eram estatais.

O governo brasileiro buscou assim traçar um novo planejamento siderúrgico para o Brasil, que resultou na edição, em 1967, do Plano Siderúrgico Nacional e na criação do CONSIDER – Conselho Consultivo da Indústria Siderúrgica, subordinado ao Ministério da Indústria e do Comércio, no ano seguinte. Com a missão de definir uma política siderúrgica nacional, possibilitando a retomada do desenvolvimento do setor, em parceria com o recém-criado Instituto Brasileiro de Siderurgia, o CONSIDER decidiu pela criação de uma empresa holding das empresas siderúrgicas pertencentes ao governo. Em 1973, surgia a Siderbrás – Siderúrgica Brasileira S/A, que passou a centralizar o planejamento da produção das empresas estatais.

O plano traçado pelos governos militares durante os anos 70 estaria completo em meados da década seguinte, com a entrada em operação da Companhia Siderúrgica de Tubarão, no Espírito Santo, e da Açominas, em Minas Gerais.

Entre em contato através do 0800 015 1221
Design Foster Copyright 2012 - ArcelorMittal Aços Longos

Siderúrgica produtora de aços longos, laminados e trefilados para indústria e construção civil