10/02/2025

Belgo Arames abre inscrições para curso gratuito de qualificação profissional para mulheres em Contagem

 Capacitação formará a primeira turma exclusiva de operadoras de empilhadeira industrial, em parceria com o Senai. Inscrições até segunda-feira, 17/02

 

A Belgo Arames convida mulheres cis e trans de Contagem e região interessadas em aprender a operar empilhadeira industrial para se inscrever no curso de qualificação profissional gratuito “Mulheres que movem”. A empresa vai oferecer 10 vagas e podem participar aquelas que tenham idade a partir de 18 anos, com o ensino médio completo, concluído em ensino regular ou técnico e Carteira Nacional de Habilitação a partir da categoria B. As inscrições devem ser feitas online, aqui, até o dia 17 de fevereiro.

O curso, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), tem carga horária de 32 horas e será oferecido de 10 a 13 de março, das 8h às 17h, no Centro de Formação Profissional Alvimar Carneiro Rezende – Senai Contagem, na av. Sócrates Mariani Bittencourt, 711, bairro Cinco. Após a conclusão do curso, existe a possibilidade das participantes serem incluídas em processos seletivos da Belgo e contratadas.

De acordo com a gerente de Diversidade, Inclusão e Conexões Sociais da Belgo Arames, Luciana Macedo, a formação fomenta a inclusão e a equidade de gênero na indústria. “Com esse curso, queremos, além de capacitar, incentivar mulheres de Contagem e região a atuarem na indústria local, impulsionando a diversidade e o empoderamento feminino nesses ambientes”, afirma.

A Belgo Arames está comprometida com o desenvolvimento profissional feminino. Dentro da Gerência de Diversidade, Inclusão e Conexões Sociais, a empresa tem um grupo de afinidade de Equidade de Gênero composto por 38 pessoas voluntárias, que propõem ações que favoreçam as mulheres em um setor que possui mão de obra majoritariamente masculina. A metalúrgica tem o compromisso de elevar para 30% o número de empregadas até 2030. Atualmente, dos seus 3.360 empregados, 19% são mulheres. Em 2020, a empresa havia proposto aumentar para 10% a ocupação de mulheres em cargos de liderança em um prazo de 3 anos. Mas, em apenas um ano, viu dobrar estes dados. Em 2020, 7,9% das posições de liderança eram ocupadas por mulheres. Já em 2021 o número saltou para 14,4%. Em 2025, esse número está em 18,5%.

Ir para o conteúdo