18/11/2025

Belgo Arames é reconhecida entre as empresas que mais colaboram com startups no Brasil

Premiação da 100 Open Startups destaca como 5ª colocada na categoria Mineração e Metais em 2025 e entre as 81 primeiras no ranking geral

A Belgo Arames, líder brasileira na transformação de arames de aço, foi reconhecida pela 100 Open Startups como a 5ª empresa que mais colaborou com o ecossistema de inovação aberta em 2025 no setor de Mineração e Metais, figurando também entre as 81 primeiras colocadas no ranking geral. Desde a sua inclusão no ranking, a companhia já conectou 193 startups, lançou 35 desafios e registrou 183 colaborações.

O resultado reflete a consolidação do Belgo Lab, programa de inovação aberta da Belgo Arames, responsável por impulsionar a conexão com startups, ICTs, universidades e parceiros estratégicos. No ciclo mais recente, desafios foram lançados ao mercado e mais de 290 startups foram mapeadas ou inscritas como potenciais codesenvolvedoras, fortalecendo uma cultura de inovação colaborativa que vem sendo construída há anos.

Além disso, a companhia incorporou a cultura de open innovation em diversos setores, conectando startups e soluções inovadoras para impulsionar eficiência e resultados. Entre as iniciativas, destacam-se soluções voltadas ao pilar de segurança, como o uso de IA para monitoramento de áreas de risco e tecnologias de IoT para alertas de proximidade entre operador e empilhadeira.

A Belgo Arames também mantém investimentos de aproximadamente R$ 37 milhões em inovação, abrangendo pesquisa e desenvolvimento para diversos setores, digitalização, automação industrial e projetos incentivados pela Lei do Bem. Em 2025, a companhia acelerou ainda mais a qualificação do público interno para o uso de inteligência artificial como ferramenta estratégica de eficiência operacional, qualidade e competitividade.

Segundo Frederico Gazzola, Gerente de Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios, o reconhecimento é consequência de uma estratégia sustentada por tecnologia, eficiência e impacto. “Buscamos solucionar desafios complexos unindo o conhecimento técnico das nossas equipes à força do ecossistema de inovação. Essa combinação fortalece nossa cultura interna e torna a inovação parte natural da forma como operamos”, destaca. No último ano, cerca de 45% da força de trabalho da Belgo participou ativamente de programas de inovação da empresa.

Entre os projetos que reforçam a presença da Belgo Arames no ecossistema de inovação está a parceria com o Laprosolda, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que resultou na fabricação da maior peça metálica já produzida no Brasil por Manufatura Aditiva por Deposição a Arco (MADA). O componente de 255 kg foi criado com um equipamento exclusivo, que utiliza robô de soldagem, sistema de controle e software especializados para garantir alta precisão ao processo.

Na mesma direção, o desenvolvimento do Instabov Auto Tag, em parceria com a startup Instabov, também impulsionou o reconhecimento da empresa. A solução integra brinco eletrônico, antenas e um aplicativo intuitivo que automatiza o inventário do rebanho, monitora o comportamento animal e gera análises em tempo real, eliminando registros manuais e a necessidade de passagem no tronco, além de ampliar a segurança, precisão e eficiência logística. De forma adicional, a solução também viabiliza o empréstimo rural com garantia em bovinos monitorados por IoT e Inteligência Artificial, reduzindo riscos para a instituição financeira. Antes, sem informações sobre o ativo penhorado, a execução da garantia era quase impossível, pois em algumas situações o animal já havia desaparecido, tornando a modalidade rara.

“A inovação só acontece quando unimos diferentes competências. A conexão com startups amplia nossa visão, acelera soluções e fortalece toda a cadeia de valor. Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo ao impulsionar iniciativas que geram impacto real para a sociedade”, afirma Gazzola.

Sobre a Belgo Arames

Com 50 anos de história, a Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com expertise e tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. Tem oito unidades pelo país, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia, e sede em Contagem (MG).

Acessar o conteúdo