19/10/2023

Belgo Arames é uma das empresas que mais praticam inovação aberta com startups no Brasil

Na cerimônia de premiação da esquerda para direita: Ana Clara Barcellos, Rodrigo Archer, Genilda Oliveira, Rafael de Almeida, Giselle Gomes e Mariana Yazbeck

A Belgo Arames, líder brasileira na transformação de arames de aço, foi reconhecida na noite da última quarta-feira (18/10) como uma das empresas que mais praticam inovação aberta com startups, pelo ranking das TOP 100 Open Corps 2023, da 100 Open Startups, plataforma pioneira e líder em open innovation na América Latina.

Em terceiro lugar da categoria Mineração e Metais e entre as 15 empresas que mais fomentaram o ecossistema de inovação aberta no Brasil, a Belgo conquistou essa posição ao intensificar seus relacionamentos com startups durante o período de avaliação do ranking, que foi de julho/22 a junho/23. A empresa investiu mais de R$ 6,3 milhões em projetos de inovação aberta, o que representa 12% de aumento comparado ao período anterior.

Um exemplo desse movimento foi o investimento na AgTec Instabov, que recebeu até agora o montante de R$ 1,5 milhão para desenvolver um sistema de monitoramento em comportamento bovino, capaz de gerar dados que oferecem mais produtividade, segurança e transparência nos processos que envolvem a criação dos animais e contribuem para a sustentabilidade no campo.

Outro avanço foi o lançamento da Belgo Lab, o primeiro programa de inovação aberta da metalúrgica, para facilitar a conexão com o ecossistema, que disponibiliza oportunidades e lança desafios para o mercado. Para estreitar ainda mais o relacionamento com o ecossistema, a empresa também criou o hub digital belgolab.com.br.

A Belgo tem investido ainda em projetos de inteligência artificial, sustentabilidade e aumento de produtividade das operações por meio da inovação aberta.

“Acreditamos que a inovação aberta é uma ferramenta super estratégica para gerarmos resultados impactantes. Por outro lado, investir no desenvolvimento de iniciativas e projetos inovadores é reforçar o nosso compromisso com o avanço desse ecossistema. Sermos reconhecidos pela terceira vez consecutiva no Top 100 Open Corps, com um resultado ainda mais expressivo, é um sinal de que estamos avançando na direção certa”, conclui o Diretor de Marketing, Inovação e Estratégia André Ghion.

Skip to content