02/12/2025
Trajetória de colaboradora da Belgo Arames destaca desafios e avanços na inclusão de pessoas com deficiência
A trajetória de Regina Bahia de Souza, recepcionista da Belgo Arames na unidade de Contagem, é um retrato dos desafios enfrentados por pessoas que adquirem uma deficiência ao longo da vida e de como um ambiente inclusivo pode acelerar esse processo de reconstrução. Em 2007, quando ainda trabalhava em outra empresa, Regina sofreu um acidente de trabalho que resultou na amputação da mão direita. Destra, precisou reaprender a realizar tarefas básicas ao mesmo tempo em que enfrentava o peso do olhar alheio.
“O mais difícil foi me sentir observada o tempo todo”, relembra. Após mais de quatro anos afastada, sua volta ao mercado aconteceu na Belgo Arames, em 2012. O início não foi simples: Regina escondia a mão, evitava contato visual e até mudava sua postura para que os colegas não percebessem a amputação. O ponto de virada veio de forma inesperada, quando decidiu parar de evitar situações cotidianas e assumir sua condição sem medo. “Foi o meu momento de libertação”, afirma.
Hoje, como recepcionista, um dos postos de maior visibilidade da empresa, Regina se tornou símbolo da cultura de inclusão da Belgo. “Aqui eu me sinto respeitada. Conheci colegas com diferentes deficiências e percebi que não estava sozinha”, conta.
Acessibilidade e Inclusão
A história de Regina dialoga diretamente com as iniciativas de diversidade e inclusão da companhia. As ações são desenvolvidas por meio de seu grupo de afinidade, formado por pessoas voluntárias e aliadas dedicadas à pauta da pessoa com deficiência e promovendo sensibilizações internas para combater vieses.
Desde 2021, a empresa mantém parceria com o Oportunidades Especiais, iniciativa que também conecta a empresa à Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS) — um grupo que reúne grandes empresas para trocar boas práticas e avançar coletivamente na empregabilidade de pessoas com deficiência. Para ampliar o acesso à comunicação, a empresa oferece consultorias especializadas e cursos gratuitos de Libras aos seus colaboradores, além de contar a assistente virtual Maya, tradutora de Libras nos seus principais canais. Segundo o Hand Talk, aplicativo tradutor de libras que desenvolveu a tecnologia, apenas 1% dos sites brasileiros disponibiliza esse recurso de acessibilidade.
“A jornada da Regina representa o impacto que um ambiente acolhedor pode ter na vida das pessoas. Na Belgo, trabalhamos para garantir que cada colaborador tenha condições de se sentir pertencente e respeitado, e seguimos avançando para que a inclusão seja parte viva da nossa cultura”, destaca Liene Maciel, gerente de Branding e Comunicação da Belgo Arames.