imagem do interior de uma residencia
Belgo Arames
Publicado por: Belgo Arames
Tiny House: solução sustentável e inovadora para construção civil
Avalie este post

As tiny houses, também conhecidas como mini casas e casas compactas, começaram a ser usadas nos Estados Unidos, em meados dos anos 1990. Elas se tornaram mais populares somente em 2008, com a chegada da crise econômica que arrasou o país, deixando muitos cidadãos sem ter um lugar para morar. O que os levou a buscar casas com até 40 metros quadrados para fugir do pagamento de impostos e necessidade de compra dos terrenos.

Hoje, esse formato de residência tem sido buscado por pessoas que buscam uma vida mais minimalista e/ou possibilidade de mover suas casas com facilidade, já que existem tiny houses que podem ser mais facilmente transportadas. Além disso, elas oferecem maior economia e sustentabilidade para as construções.

Quer aprender mais sobre o que é tiny house, quais são seus tipos, vantagens e desafios de construção? Continue lendo este conteúdo que preparamos para você!

O que é tiny house e por que ela está em alta na construção civil?

A tiny house é uma casa com até 40 m² feita com materiais sustentáveis. Seus móveis costumam ser adaptados para desempenhar mais de uma função e ocupar o mínimo de espaço possível. Esse estilo de moradia colabora para uma vida minimalista, uma vez que o espaço residencial comporta apenas os elementos mais essenciais para o dia a dia. Além disso, as minicasas custam menos para serem construídas e mantidas e podem ser transportadas pelas estradas.

Interior aconchegante de uma van casa

Quais são os principais tipos de tiny house?

Existem diferentes tipos de tiny houses que podem ser construídas para atender às necessidades dos compradores. Veja as características dos principais a seguir:

  • Tiny house fixa: mini casa estabelecida em fundação. Demanda terreno e aprovação municipal, o que acarreta o pagamento de IPTU. Recomendada para quem busca estabilidade residencial;
  • Tiny house transportável: similar à fixa, mas com capacidade de ser transportada devido à base móvel. Requer terreno, aprovação da prefeitura e o pagamento de IPTU. Atraente para quem almeja mobilidade;
  • Tiny house móvel: dispensa a necessidade de terreno e a obrigatoriedade de pagar IPTU ou IPVA. Ideal para quem busca liberdade geográfica, mas requer emplacamento por órgãos reguladores como SENATRAN e INMETRO;
  • Tiny house sobre caminhão: modelo montado sobre um veículo que exige o pagamento de IPVA, assim como um motorhome. Uma boa opção para pessoas que desejam realizar viagens frequentes.

Quais são as vantagens das tiny houses?

Confira a seguir quais são as principais vantagens que as casas compactas oferecem para seus compradores e para o meio ambiente e descubra se esse é o modelo ideal para seus projetos:

1. Redução de custos e maior sustentabilidade

As minicasas requerem menores quantidades de materiais para serem produzidas e, em geral, podem ser construídas com mais produtos secos e que geram menos desperdício, como o gesso acartonado, do que molhados, como o concreto. Esses pontos impactam diretamente na redução dos custos do orçamento das obras e no aumento da sustentabilidade.

2. Mobilidade e flexibilidade para o usuário final

Como as casas compactas são menores e mais leves, é possível transportá-las usando caminhões. Desse modo, o usuário final pode mudar de endereço sem ter que trocar de casa e remover e reposicionar móveis. Além disso, essas construções apresentam maior possibilidade de personalização, através das formas de dispor as paredes durante a montagem do projeto.

Mãe e filho sorrindo em frente a trailer colorido

3. Manutenção simplificada e menores custos a longo prazo

As tiny houses oferecem ainda manutenções mais simplificadas e menores custos ao longo do tempo, porque seus espaços reduzidos geram custos mais baixos com cuidados de encanamento e rede elétrica. Elas também costumam exigir o pagamento de valores mais baixos de impostos ou podem, até mesmo, serem isentas de tributos, como no caso das tiny houses móveis.

4. Construção rápida e personalização do espaço

Esse modelo de casa oferece possibilidades de construção mais rápidas, usando materiais diferentes da alvenaria tradicional, como o gesso. Além disso, permitem opções de personalização interna dos espaços, de modo que o cliente pode escolher quais cômodos devem ser maiores ou menores e quais serão separados por paredes.

Principal desafio técnico na construção de tiny houses

O principal desafio enfrentado pelos engenheiros durante a elaboração dos projetos de minicasas é a escolha dos materiais, visto que eles devem ser duráveis e resistentes para a elaboração das paredes e teto. No caso das casas fixas, é preciso garantir ainda que a fundação permanecerá firme.

As tiny houses são casas compactas com dimensões que chegam a no máximo 40 m². Elas podem ser fixas, transportáveis, móveis ou colocadas sobre caminhões. As principais vantagens desse tipo de construção são: redução de custos, maior sustentabilidade, mais possibilidades de mobilidade, flexibilidade e personalização, manutenção simplificada e custos menores a longo prazo e construções mais rápidas.

Gostou de conhecer sobre as tiny houses? Descubra o que é o gesso acartonado e como esse material pode te ajudar na elaboração de paredes internas e tetos de projetos sustentáveis.

guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

    Últimos artigos

    Acessar o conteúdo