18/12/2023

Atleta da equipe sub-17 do Cruzeiro deu os primeiros passos em projeto social patrocinado pela Belgo Arames

O zagueiro Vinícius já chegou à Seleção Brasileira de Futebol sub-15 e hoje dedica-se de corpo e alma para conquistar o sonho de se transformar em atleta profissional.

Quando deu seus primeiros dribles em Carmópolis de Minas (MG), a 110 km de Belo Horizonte, o garoto Vinícius César de Oliveira Martins descobriu que o futebol era tudo o que ele queria fazer. “Puxei minha família, que respira o futebol”, diz ele. “Quando eu era bem pequeno, meu pai construiu um campinho no fundo de casa, onde eu jogava com amigos da rua, com minha mãe fazendo o papel de árbitra”, relembra o jovem.

O que ele não podia imaginar é que essa paixão o levaria para muito perto de seu sonho: tornar-se um jogador profissional de futebol. Hoje, aos 17 anos, é atleta de base do Cruzeiro Esporte Clube, de Belo Horizonte. Vinícius, que joga como zagueiro, já deu grandes passos: ele defendeu a Seleção Brasileira Sub-15, por exemplo. Ao olhar para trás, ele reconhece que avançou rápido nesse início de carreira porque recebeu o apoio que precisava.

Antes de completar 11 anos, ele já era um dos destaques do time de Carmópolis, o Tupanuara, que de repente ficou pequeno para ele. Recebeu uma indicação para testar seu talento e sua sorte no Tropical Tênis Clube, de Itaúna (MG), que oferece aulas de futebol, futsal, vôlei e judô para crianças e adolescentes por meio projeto Esporte Cidadão, promovido pela Belgo Arames por meio da Fundação ArcelorMittal. Ali, ele e seu time conquistaram o Campeonato Itaunense de Futsal e chegaram ao terceiro lugar no Campeonato Metropolitano, em 2017.

Veio então o convite para fazer um teste no Cruzeiro, na capital Belo Horizonte, onde foi aprovado como zagueiro. Ele confessa que, no início, o desafio o deixou receoso. “Tive medo, mas o projeto em Itaúna tinha me preparado para encarar as dificuldades e oportunidades que se apresentam para a gente”, explica ele. “Ali me transformei: fui bolsista, recebia alimentação, material de treino, ajuda de custo e toda orientação dos treinadores e dos professores”, recorda ele. “Graças a esse apoio, tive condições de me desenvolver tecnicamente, manter meus estudos e crescer individualmente.”

Vinícius conta que, hoje, devido ao ambiente muito competitivo do esporte, sente uma pressão incomum para pessoas da sua idade e também devido à cobrança que ele impõe a si próprio, como atleta e como pessoa. “Sei da minha capacidade, quero atingir o mais alto nível no futebol, sei que posso, que consigo”, afirma. “Nunca esquecerei da minha família, de onde eu vim, dos projetos que me ajudaram”, diz ele, confiante. “O céu é o limite.”

Fundação ArcelorMittal: educação, cultura e esportes

Apoiar e promover oportunidades para pessoas como Vinícius é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades neste ano de 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, e com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação, em 1998.

Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo.

Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.

Vinícius César de Oliveira Martins

Skip to content