27/12/2023

Atleta mirim de Itaúna supera infância de dificuldades por meio de projeto social voltado para o esporte

Nascido prematuro e com má-formação no aparelho digestivo, Calebe Lourenço Damas integra o projeto “Cidadão de Ouro”, patrocinado pela Belgo Arames.

O esporte e a educação nos ensinam a enfrentar obstáculos e a vencer desafios. É o que prova o atleta mirim Calebe Lourenço Damas, de 10 anos, que depois de um começo de vida dramático e de uma infância cercada de cuidados médicos e de dificuldades, hoje faz parte do time de judô do projeto social “Cidadão de Ouro”, em Itaúna (MG), conduzido pela Associação Argos e patrocinado pela Belgo Arames por meio da Fundação ArcelorMittal. “Lutar é a palavra da minha vida e da vida do Calebe”, resume a mãe do garoto, Cresumar Lourenço Rosa. “O esporte é o começo de uma nova vida para o Calebe e para todos nós”, diz ela.

Calebe chegou ao mundo tendo que superar enormes dificuldades. Nasceu prematuro extremo, depois de apenas seis meses de gestação. Só saiu do hospital após 5 meses de internação. “Quando estava na UTI neonatal, uma médica chegou a pedir para eu me preparar, porque corríamos o risco de perder o Calebe’”, relembra Cresumar. O menino passou por três cirurgias de correção de má-formação do aparelho digestivo. Usou bolsa de colostomia até os 2 anos de idade. Toda a sua infância foi marcada por visitas constantes a gastroenterologistas, fonoaudiólogas e neurologistas.

Mas Cresumar nunca desistiu de oferecer ao filho as oportunidades que ele precisava para se desenvolver. “Eu sentia que ele deveria realizar alguma atividade”, diz ela. E foi na escola de Calebe, no bairro Jardim Santanense, que a chance de ouro apareceu, com as aulas de judô. “O menino se encontrou no esporte”, conta a mãe.

Os benefícios foram imediatos, diz Cresumar. Por meio do judô, Calebe ganhou maior motivação, além de se desenvolver fisicamente, passou a ter mais paciência, equilíbrio e disciplina tanto na escola como dentro de casa. “Dá para perceber sua alegria ao vencer suas batalhas físicas e intelectuais”, relata a mãe. “Todos os dias e a cada etapa da nossa luta, eu tenho visto o Calebe se transformando”, comenta ela.

Calebe vem sendo preparado para participar de competições e recentemente ficou muito empolgado com o convite para realizar a primeira viagem sem a companhia da mãe, para acompanhar a equipe da escola em uma disputa em Pará de Minas (MG), cidade vizinha de Itaúna. “Não sou eu quem passa força para ele, é ele quem passa para mim: meu filho é muito guerreiro”, finaliza a também vitoriosa Cresumar.

Fundação ArcelorMittal: educação, cultura e esportes

Apoiar e promover oportunidades para pessoas como Calebe é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades neste ano de 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação, em 1998.

Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo.

Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.

Calebe Lourenço Damas integra o projeto “Cidadão de Ouro”, patrocinado pela Belgo Arames

Skip to content