29/09/2023

Belgo Arames apresenta soluções em arame de aço para a mineração no InFUM 2023

A Belgo Arames marca presença, de 1º a 4 de outubro, no 1° Simpósio Internacional de Concreto Projetado Reforçado com Fibras para a Mineração Subterrânea, o InFUM 2023. Realizado pela PUC Rio e com a Belgo como uma das patrocinadoras masters, o evento reunirá empresas, pesquisadores e profissionais para compartilhar conhecimento e experiências em geotecnia para a mineração subterrânea. Interessados podem se inscrever aqui.

A programação do InFUM 2023 prevê palestras e minicursos com os principais especialistas da comunidade internacional, incluindo renomados pesquisadores como o professor Barzin Mobasher, da Arizona State University, e o consultores como Engenheiro Civil Pierre Rossin, atuante na França, para discutir e apresentar avanços e inovações no uso do concreto projetado reforçado com fibras.

Durante os quatro dias de programação, o simpósio abordará diversos aspectos relacionados à segurança e eficiência na operação de extração de minério em vias subterrâneas e contará com a mediação de profissionais da Belgo Arames e de representantes da comunidade acadêmica do Centro Técnico Científico (CTC) e do Laboratório de Estruturas Materiais (LEM) da PUC Rio. Empresas do setor terão um espaço para exposições e demonstrações técnicas das principais soluções para o mercado brasileiro de mineração.

A Belgo é líder na produção de arames de aço no Brasil e possui diversos produtos que podem ser aplicados à mineração, por serem altamente tecnológicos, devido ao seu padrão industrial, além de performarem com elevados níveis de resistência e durabilidade. Para as minas subterrâneas, um dos destaques em exposição será a fibra de aço Dramix®, aplicada como elemento de reforço do concreto projetado.

“Em muitos casos, as fibras de aço podem substituir ou diminuir o uso de tela soldada, sendo um importante recurso para a sustentabilidade dos projetos, uma vez que, com seu uso, é possível reduzir a espessura de concreto, uniformizar e diminuir erros de aplicação, além de otimizar recursos como tempo e mão de obra”, explica o gerente da linha Belgo Soluções Geotech, Emerson Ananias. “O uso das fibras de aço também é comum nos túneis, para o reforço primário e na fase de desenvolvimento, após o desmonte por detonação, como uma barreira de segurança para essa nova área escavada, preparando-a para a segunda etapa de escavação”, completa Ananias.

SERVIÇO

Belgo Arames no 1° Simpósio Internacional de Concreto Projetado Reforçado com Fibras para a Mineração Subterrânea – InFUM 2023

Data: 1º a 4 de outubro de 2023

Local: PUC Rio

Endereço:  Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro

Mais informações e inscrições aqui.

Skip to content