13/12/2023

Belgo Arames é reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio AEVO de Intraempreendedorismo

Metalúrgica conquistou, na categoria Empresa, o 1o lugar na modalidade Inovação de Sustentação e o 3º lugar na modalidade Inovação Aberta. Participaram cerca de 90 empresas, com mais de 27 mil projetos

A Belgo Arames, maior produtora brasileira de arames de aço, foi reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Brasil, pelo 1º Prêmio de Intraempreendorismo da AEVO, líder em tecnologia para a gestão da inovação e estratégia. A cerimônia de premiação aconteceu no Learning Village, em São Paulo, no dia 12 de dezembro.

A Belgo conquistou 1o lugar na modalidade Inovação de Sustantação e o 3º lugar na modalidade Inovação Aberta, entre cerca de 90 empresas participantes. Além disso, ficou no TOP 4 na modalidade Inovação de Transformação. “Receber esse prêmio inédito reforça que estamos na direção certa ao incentivar um ambiente colaborativo de inovação e o intraempreendedorismo em nossas 9 unidades pelo Brasil. Desde que iniciamos esse trabalho, em 2020, nossos empregados já cadastraram mais de 5 mil ideias. No último ano, foram 810 e dessas, 176 estão em fase de implantação ou já foram implantadas”, diz o diretor de Marketing, Inovação e Estratégia, André Ghion.

Dentre os projetos desenvolvidos e implantados por um time multidisciplinar está o de Carga Monitorada. A equipe envolvida utilizou conhecimentos de design thinking para desenhar e executar um fluxo de rastreabilidade dos sistemas de vendas e logístico com transparência, visibilidade e confiabilidade das informações por meio de um processo ágil e digital.

Durante a implementação das ideias selecionadas pelo time da curadoria, composto por profissionais da Diretoria de Marketing, Inovação e Estratégia da Belgo, os profissionais envolvidos nas propostas se dividem em grupos de trabalho, aproveitando suas potencialidades e as áreas que se sentem mais especializados em colaborar. As propostas também podem fomentar a conexão com a inovação aberta, para buscar no mercado o que não é possível desenvolver apenas por meio do intraempreendedorismo.

Para isso, a Belgo criou o Belgo Lab, seu primeiro programa de inovação aberta que facilita a conexão do seu público interno com startups, disponibilizando oportunidades e lançando desafios para o mercado, também pelo hub digital belgolab.com.br.

Sobre o Prêmio AEVO de Intraempreendedorismo

Ao todo, foram analisadas mais de 90 empresas, que desenvolveram 27.472 projetos de inovação no período estabelecido pelo formulário do prêmio, de 1 de janeiro de 2021 a 31 de março de 2023. De acordo com dados divulgados pela AEVO, 76% das empresas participantes são organizações com mais de 1.000 colaboradores. Além disso, 93% delas afirmam possuir Programas de Ideias, com foco em promover a geração e implementação de ideias inovadoras propostas por seus funcionários. Foram avaliados, de forma qualitativa, os seguintes critérios: Potencial Inovador, Significância dos Desafios Superados em Inovação, Grau de Impacto em Inovação e Originalidade das Iniciativas de Inovação, que obtiveram nota de 0 a 10 em cada categoria. Além disso, a organização do Prêmio de Intraempreendedorismo avaliou, de forma quantitativa, as respostas inseridas pelas próprias empresas, que foram validadas durante a fase de entrevistas.

Dentre os setores da economia mais presentes no Prêmio, empresas que compõem a Indústria nacional tiveram destaque, com cerca de 14% das participantes, seguidas pelo setor Financeiro, com 8%, enquanto Agronegócio, Construção Civil, Energia, Saúde, Serviços e Tecnologia, representam 7% cada. Ao serem questionadas se a liderança da empresa fomenta e incentiva as iniciativas de inovação, 89% apontaram que têm um ambiente favorável à inovação e as lideranças estimulam as equipes a participarem.

A banca avaliadora foi composta por: Hugo Tadeu, Diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral; Clarisse Gomes, Diretora e Sócia na Deloitte; Lilian Natal, Diretora de Marketing, Produto e Relações com Investidores & Startups da Bossanova Investimentos; Luís Felipe Carvalho, CEO da AEVO; e Bruno Stefani, que foi Diretor Global de Inovação da AB InBev e líder de Inovação Aberta no Itaú, e, atualmente, é Conselheiro de inovação em grandes empresas e CEO na Quanttar.

O resultado completo do Prêmio AEVO de Intraempreendedorismo está disponível em: https://aevo.com.br/premio-de-intraempreendedorismo/

Amanda Carvalho, Analista de Inovação da Belgo Arames

Skip to content