01/06/2023

Belgo Arames é uma das melhores empresas para o público LGBTI+

Empresa foi listada no ranking 2023 do Programa Global de Equidade no Trabalho da Human Rights Campaign Foundation (HRC)

A Belgo Arames acaba de ser reconhecida como uma das Melhores Empresas para pessoas LGBTI+ trabalharem no Brasil, após entrar no ranking da pesquisa do Programa Global de Equidade no Trabalho da Human Rights Campaign Foundation (HRC), desenvolvida em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

“Celebramos a conquista do selo HRC Equidade BR, que chancela que nossa política de Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos e práticas estão caminhando na direção certa. Temos uma longa jornada, mas parcerias com diversas instituições que contribuem para a luta a favor dos direitos LGBTI+ são fundamentais para o nosso aprendizado e amadurecimento como uma empresa que aceita as pessoas como elas são”, diz a gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Arames, Luciana Macedo.

Para discutir ações que proporcionem um melhor ambiente de trabalho para as pessoas LGBTI+, a Belgo Arames criou um grupo de afinidade composto por 14 voluntários(as) e 87 aliados(as). Dentre os resultados do grupo estão a realização de palestras e sensibilizações para os empregados(as), a fim de erradicar a homofobia, a discriminação de identidade e expressão de gênero, além de combater preconceitos e vieses inconscientes. Cada pessoa contratada já tem a opção de escolher o pronome com o qual se identifica e os banheiros das unidades são sinalizados pelo gênero que a pessoa se identifica. Por meio de um Censo de Diversidade, a empresa acaba de identificar os acertos e pontos de melhorias para definir ações mais assertivas e estruturar programas específicos para o público LGBTI+.

Em sua segunda edição, o Programa Global de Equidade no Trabalho é uma iniciativa inspirada no Índice de Igualdade Corporativa (CEI, na sigla em inglês), aplicado há mais de 20 anos pela HRC Foundation nos Estados Unidos, que busca oferecer subsídios para que as organizações avaliem suas políticas, práticas e benefícios relacionados à inclusão de pessoas LGBTI+ no local de trabalho. A pesquisa, que aponta o nível de progresso das empresas em seus esforços para criar uma cultura corporativa inclusiva, contou neste ano com a participação de 91 empresas, das quais 57 foram reconhecidas com 100% de pontuação.  O resultado de 2023 foi divulgado em evento para convidados, na noite de ontem (31/5). Confira aqui o relatório completo da pesquisa, com detalhes da metodologia aplicada.

Skip to content