23/08/2023

Belgo Arames promove evento sobre inovação na pecuária com universidades gaúchas durante a Expointer

A Belgo Arames, líder na produção de arames de aço, receberá estudantes universitários do Rio Grande do Sul no dia 1º de setembro, durante a Expointer (Esteio, RS) para debater temas relevantes para o agronegócio. Duas palestras e uma exposição interativa acontecerão no estande da empresa – que fica na quadra 37 do Parque de Exposições Assis Brasil –, a partir das 15 horas. As inscrições podem ser feitas em www.bit.ly/cafe-com-universidades. As vagas são limitadas. 

Uma das palestras será ministrada pela mestre em medicina veterinária Laura Brondani, que tratará do teste de libido de touros por meio de colares de monitoramento de comportamento bovino. Já o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agronegócio e os desafios e aprendizados de uma AgTech serão temas de Fernando Moraes, fundador da startup Instabov. 

“Esta será uma importante oportunidade para estreitar relacionamento com jovens que farão a diferença no futuro do agronegócio. Entre outros acadêmicos, vamos contar com a presença de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (IFSM) e do Instituto Federal Farroupilha – e estamos abertos às demais instituições de ensino do estado para adoçar nosso café com muito conhecimento”, afirma Guilherme Vianna, gerente de negócios da Belgo. 

Investimento em AgTech 

O investimento realizado pela Belgo no Instabov impulsionará o desenvolvimento de um sistema de monitoramento em comportamento bovino. A tecnologia tem o objetivo de gerar dados capazes de oferecer mais produtividade, segurança e transparência nos processos que envolvem a criação dos animais, contribuindo para a sustentabilidade no campo. Em fase pré-operacional após pesquisas, o projeto será apresentado pela primeira vez na Expointer. 

Por meio de colares, dados de inteligência de rebanho, como geolocalização, número de passos, deslocamento diário e mapa de calor, são fornecidos para um aplicativo nos smartphone. Essas informações permitem avaliações sobre investimento em pastagem para o aumento de peso e otimização do uso do terreno da fazenda, bem como monitoramento de animais doentes, prenhes ou no cio. A próxima atualização permitirá avaliar a qualidade da reprodução. 

Soluções para o agronegócio 

A Belgo também apresentará, na Expointer, sua linha de arames para as produções agropecuárias, como os arames farpados Motto® e Belgo Fortte®, recomendados para a criação de cercas de contenção em áreas rurais, e o arame liso Belgo Z-600®, para a construção de cercas em terrenos planos ou regulares. Para a produção de uvas, o destaque será Belgo Frutfio®, especialmente desenvolvido para sustentar espaldeiras e parreiras.

Skip to content