03/04/2024

Escolas da rede municipal de Contagem (MG) recebem reconhecimento pela participação na Formação de Educadores da Liga STEAM 2023

Na última semana, escolas municipais de Contagem (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), receberam prêmios pela participação na Formação de Educadores 2023 da Liga STEAM. Foram premiadas as instituições CEMEI Industrial São Luiz, Escola Municipal Professor Geraldo Basílio Ramos, Escola Municipal Randolfo José da Rocha, Escola Municipal Pedro Alcântara Júnior. Cada escola recebeu um kit de materiais, composto por equipamento a escolha da escola, como caixas de som, projetores multimídia, impressoras 3D, filamentos 3D e notebooks.

A formação de educadores é uma das estratégias da Liga STEAM, o maior projeto de difusão dessa abordagem educacional no país e visa aprofundar o conceito e as práticas STEAM nas salas de aula. O projeto é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Contagem (MG) e a Liga STEAM, uma iniciativa promovida pela Belgo Arames, por meio da Fundação ArcelorMittal, em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e a Tríade Educacional.

Para 2024, o projeto chegará a mais alguns municípios brasileiros. Em fevereiro, Barra Mansa (RJ) ingressou na iniciativa. Em março, foi a vez de Itatiaiuçu (MG) e Sabará (MG) aderirem à formação.

A Liga STEAM

Criada pela Fundação ArcelorMittal e Belgo Arames, a Liga STEAM busca conectar parceiros relevantes e somar forças para investir na educação do Brasil. Hoje, em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, a Liga STEAM tornou-se o maior programa de formação gratuita de educadores em STEAM do país. O projeto inclui o Prêmio Liga STEAM, que reconhece os melhores projetos desenvolvidos pelos alunos nas escolas participantes.

Belgo Arames

A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.

Fundação ArcelorMittal

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.

Fundação Banco do Brasil

Em 1985, o Banco do Brasil instituiu a Fundação BB para contribuir para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado – ISP do BB e de parceiros, declarada o coração social do Banco do Brasil. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.

AVSI Brasil

Organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, cuja missão é tornar as pessoas protagonistas de seu desenvolvimento, de sua família e de sua comunidade, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. É uma organização local vinculada ao contexto internacional por meio da Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em 39 países, presente no Brasil desde a década de 1980 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.

Tríade Educacional

É referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à educação inovadora, envolvendo temáticas como Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e STEAM. Seus diretores, Lilian Bacich e Leandro Holanda, são autores de materiais que são bases de propostas de formação nessas temáticas pelo país e têm impactado milhares de educadores e centenas de instituições de ensino nos últimos 10 anos.

SERVIÇO

Escolas da rede municipal de Contagem (MG) recebem reconhecimento pela participação na Formação de Redes da Liga STEAM 2023

Liga STEAM

Informações para a imprensa:

Marcelo Moreira

(31) 99511-0702

marcelo@piquini.com.br

Skip to content