30/05/2023

Formação de Educadores Liga STEAM chega a Contagem

Professores vão aprender a abordagem de ensino que integra as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática nas salas de aula.

Um ano repleto de atividades, debates e propostas para o desenvolvimento da educação brasileira. Essas são algumas das programações que os professores e as professoras de Contagem terão nos próximos meses com o programa Formação de Educadores Liga STEAM. O projeto é uma iniciativa da Belgo Arames, Fundação ArcelorMittal e da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI e a Tríade Educacional. O evento que marcou o lançamento oficial do programa foi realizado nesta sexta-feira (26), no auditório da Belgo Arames – Contagem contou com a participação de representantes da Belgo Arames, Fundação ArcelorMittal, dos parceiros institucionais, do poder público e educadores das redes municipal de Contagem.

A abordagem STEAM (acrônimo, em inglês, para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) traz uma educação inovadora para as salas de aula. O objetivo do Programa é investir na formação de professoras e professores, para que possam estimular os estudantes no desenvolvimento do pensamento crítico, científico e criativo, fortalecendo, assim, a construção de cidadãos atuantes em diferentes aspectos de nossa sociedade. “Com o programa de Formação de Educadores, teremos multiplicadores da abordagem STEAM nas salas de aula de Contagem. Vamos contribuir cada vez mais com a educação em nosso país, nos aproximando das soluções para os desafios que enfrentamos diariamente. É uma iniciativa que se alinha perfeitamente ao nosso propósito: gente criando uma vida melhor”, comenta Luciana Macedo, Gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Arames.

O projeto vai acontecer combinando encontros online e oficinas presenciais ao longo de 2023 e conta com a parceria da Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação. No encerramento das atividades, os participantes irão compartilhar projetos aplicados em sala de aula, tendo a abordagem STEAM como base.

“Existe uma aderência muito grande da abordagem STEAM com as bases curriculares oficiais do Brasil. Portanto, uma implementação articulada com o que os educadores precisam implementar na sala de aula tornaria ainda mais significativa a aprendizagem dos estudantes, valorizando o cenário da educação no país”, diz Lilian Bacich, diretora da Tríade Educacional, parceira da Fundação ArcelorMittal e da Fundação BB no projeto.

Amplamente difundida em diversos países do mundo, como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido, a abordagem de educação STEAM tem gerado bons resultados quando o assunto é valorização do protagonismo dos estudantes e a aplicação de conhecimentos integrando habilidades de diferentes áreas. Implementada por meio de metodologias ativas, a abordagem STEAM busca formar estudantes para resolução de desafios reais e que construam conhecimentos, apoiados pelo educador, de forma significativa. Em 2022, as cidades de Piracicaba (SP) e Serra (ES) receberam o projeto piloto da Formação de Educadores Liga STEAM. Mais de 1.000 professoras e professores participaram das atividades ao longo do ano.

Para 2023, a aliança social entre a Fundação ArcelorMittal e Fundação Banco do Brasil conta com gestão técnica da AVSI Brasil e consultoria técnica da Tríade Educacional. Com essa aliança, será possível que mais professores e professoras se tornem multiplicadores da abordagem STEAM. “Queremos provocar impacto positivo na educação brasileira com este projeto. Acreditamos que valorizando o professor e promovendo práticas pedagógicas que motivem o aluno é que vamos formar indivíduos mais críticos e conscientes. Investir nisso é transformar o futuro do país. A Fundação Banco do Brasil chega para somar neste propósito e dar ainda mais voz a esta iniciativa tão importante que é o Liga STEAM”, diz Herik Marques, diretor superintendente da Fundação ArcelorMittal.

A Fundação Banco do Brasil, nova parceira da iniciativa, tem como um dos programas estruturados a Educação para o futuro, levando oportunidades de aprendizagem e capacitação para crianças, adolescentes e jovens. “Esta aliança com a Fundação ArcelorMittal, AVSI e Brasil e Tríade Educacional fortalecerá a estratégia da metodologia STEAM, preparando nossos estudantes para o futuro. Nós, da Fundação BB, ficamos honrados em participar de uma ação tão inovadora, que valoriza a experimentação, a criatividade, a autonomia e o pensamento crítico. A educação tem o poder de transformar vidas e esta parceria proporcionará a transformação de milhares delas”, afirma Rogério Biruel, diretor de desenvolvimento social da Fundação Banco do Brasil.

Skip to content