14/12/2023

Moradora de Contagem, campeã panamericana de trampolim sonha em disputar Olimpíada

Revelada em projeto social patrocinado pela Belgo Arames por meio da Fundação ArcelorMittal, ginasta de 14 anos já conquistou títulos e medalhas em competições nacionais e sul-americanas.

Quando a jovem Gabriela Cordeiro Rodrigues se sagrou campeã individual júnior de ginástica de trampolim nos Jogos Pan-Americanos de 2022, disputados no Rio de Janeiro, o município de Contagem (MG) festejou. Mas nem todo mundo na cidade ficou surpreso. Ao conquistar sua medalha com apenas 13 anos, Gabriela já era conhecida entre os profissionais do esporte do município porque desde quando tinha 6 anos ela era uma aluna de destaque do projeto Ginástica de Trampolim, executado pela prefeitura Municipal de Contagem, patrocinado pela Belgo Arames por meio da Fundação ArcelorMittal, em Contagem/MG.

O trampolim elástico sempre exerceu sobre Gabriela uma atração irresistível. “Eu ficava vendo as meninas mais velhas saltando alto, indo para as competições, voltando com as medalhas e eu queria fazer igual”, lembra ela. “Eu não parava quieta, pulava dentro de casa, ficava de cabeça para baixo”, conta. Sua disposição, flexibilidade e força chamaram a atenção de um tio da menina, ele próprio praticante de esportes, que por sua vez convenceu a mãe da garota a inscrevê-la nos treinamentos de trampolim.

Foi uma decisão acertada, como comprova o passaporte de Gabriela, preenchido com carimbos das viagens internacionais realizadas por ela para disputas em países como Bolívia, Colômbia, México, Bulgária. Recentemente, ela fez um estágio em Portugal, quando recebeu uma bolsa para aprimorar sua técnica no esporte. Sua primeira conquista veio aos 8 anos, e hoje, além de ser campeã panamericana, ela coleciona mais de 20 medalhas de competições estaduais, brasileiras e sul-americanas na modalidade do trampolim.

Apesar de sua pouca idade, Gabriela demonstra experiência. Ao comentar suas vitórias, ela reconhece que elas somente aconteceram porque teve disciplina para treinar duro e determinação para continuar buscando seu aperfeiçoamento, mesmo nos momentos mais difíceis. “No projeto, aprendi que nada vem de um dia para o outro. O esporte me deu foco, força e paciência”, ensina ela.

E se no começo de sua vida de esportista Gabriela queria ser “igual” às outras atletas do trampolim que ela, ainda pequena, assistia encantada, hoje ela tem objetivos mais amplos, mais ousados. Seu sonho agora é alcançar a realização máxima de um esportista. “Eu quero ganhar uma medalha no próximo mundial da modalidade e, quando completar 18 anos, chegar às Olimpíadas. Não vou parar enquanto eu não conseguir”, promete ela.

Alguém duvida que Gabriela chegará lá?

Fundação ArcelorMittal: educação, cultura e esportes

Apoiar e promover oportunidades para pessoas como Gabriela é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades neste ano de 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, e com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação em 1998.

Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo.

Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.

Gabriela Cordeiro Rodrigues

Skip to content