27/11/2023

Mostra da Diversidade Cultural anuncia calendário para 2024

Uma verdadeira maratona de arte e cultura celebrou os 190 anos de Feira de Santana e anunciou a programação do próximo ano

Feira de Santana viveu quatro intensos dias de atividades culturais durante a Mostra da Diversidade, realizada entre os dias 16 e 19 de novembro no Museu de Arte Contemporânea da cidade. Durante o lançamento da edição 2023-2024 da Mostra, que tem o patrocínio da Belgo Arames, a ONG Favela é Isso Aí, instituição organizadora do evento, anunciou o calendário para o ano de 2024 que promete movimentar o cenário artístico da cidade.

De acordo com a coordenadora executiva da ONG, Clarice Libânio, o evento de abertura da Mostra foi uma prévia do que está sendo preparado para o ano seguinte. “Com a abertura, demos início aos trabalhos que vão seguir durante o primeiro semestre de 2024.”

O evento de abertura promoveu momentos importantes para arte, cultura e identidade feirense. Foram 20 atividades, entre shows, oficinas de qualificação, vivências, rodas de conversa e exibição de documentários locais e nacionais. De acordo com Caroline Lemos, Gerente de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames, “a pluralidade de atividades ofertadas no evento de lançamento da Mostra é resultado da própria diversidade cultural feirense, que está sendo exaltada nesta edição, em comemoração a seus 190 anos”.

“A próxima etapa é o início das inscrições para os cursos de capacitação para artistas e grupos culturais da cidade”, informou Clarice, explicando que o investimento na formação cultural está entre os pontos mais importantes para o projeto. “Um dos principais diferenciais desta edição é a oferta de cursos, oficinas, palestras e atividades de formação para artistas, educadores e gestores culturais, contribuindo assim para aprimorar, cada vez mais, sua prática e resultados alcançados”.

Ainda no primeiro semestre de 2024 acontecerá o lançamento de editais, momento que grupos ou artistas independentes inscrevem projetos para serem financiados. “Os editais vão informar as regras e quantitativo de projetos que serão selecionados e apresentados durante o evento final, que vai acontecer até julho”, pontua Clarice.

A Mostra, que está em sua sexta edição em Feira de Santana, integra o programa Forma e Transforma e é realizada no município pela ONG Favela é Isso Aí e pela Habitus Consultoria e Pesquisa, com o patrocínio da Belgo Arames, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da Fundação ArcelorMittal, da Prefeitura de Feira de Santana e da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa e realização do Governo Federal.

Documentários premiados

No domingo (19), aconteceu a premiação dos documentários selecionados e exibidos durante o evento em parceria com o Festival de Cinema Nacional (Festcine). Na categoria Balaio da Feira, o prêmio de melhor documentário de Feira de Santana foi para a produção “Bié dos 8 Baixos”, que também venceu nas categorias de melhor Diretor, Roteiro e Fotografia.

Na categoria Cinema Negro, quem levou foi “Caminhos Afrodiaspóricos” e, por fim, na categoria Diversidade Cultural o premiado foi “A Bata do Milho”.

Sobre Favela é Isso Aí

Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.

Sobre o programa Forma e Transforma

Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.

Sobre a Belgo Arames

A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.

Skip to content